INTEFISA

Istituto de Filosofia e Teologia

'São Francisco e Santa Clara de Assis'

 
 
 


Nas comemorações do Jubileu de Pérola da Comunidade Missionária Providência Santíssima, em 2015 o Instituto de Filosofia e Teologia (INTEFISA) comemora 13 anos de sua instalação em Mococa (SP) com o nome de Instituto de Filosofia e Teologia São Francisco e Santa Clara de Assis da Comunidade Missionária Providência Santíssima.

 

Sua história, porém, vem de mais longe, pois esta instituição resultou da convergência de dois cursos, o de Filosofia autorizado em 18 de janeiro de 2002 por Sua Excelência o Bispo Diocesano de São João da Boa Vista Dom David Dias Pimentel, e do curso de Teologia autorizado a funcionar no dia 19 de outubro de 2002 pelo mesmo Sr. Bispo.

 

Na verdade, o INTEFISA tem suas raízes num solo ainda bem mais profundo. Ele realiza um projeto de Deus colocado no coração dos fundadores da CMPS; Mons. Orlando Aparecido de Souza Pannacci,mps, Ir. Lucinéa Maria Ficcoto,mps e Ir. Zélia Maria Pereira,mps que no campo da educação, ciência e cultura, tiveram o desejo de formar e preparar os missionários e missionárias para a missão de: devolver no coração do homem o lugar, que é de Deus. Nesta perspectiva sobressai como elemento fundamental o conhecimento, pelo qual o homem toma consciência de si mesmo e, ao mesmo tempo, se ultrapassa, ao abrir-se para realidade no seu todo.

 

O INTEFISA é, em primeiro lugar, um centro de produção de conhecimento, seja pela investigação que descobre aspectos ainda inéditos da riqueza do real, seja pela docência que guia o discípulo na redescoberta pessoal do patrimônio cultural da humanidade, habilitando-o a prosseguir por própria conta na construção do saber. Todo tipo de conhecimento contribui para a realização da pessoa e para o desenvolvimento da família humana.

 

O INTEFISA conjuga os estudos Filosóficos e Teológicos, para a busca da razão pelo sentido último da existência com a reflexão sobre a verdade de Deus e do homem revelada em Cristo e acolhida na fé.

 

Certamente, o conhecimento não é tudo. Mas é só pela lucidez do conhecimento que as outras dimensões do ser humano adquirem sentido e se integram harmonicamente no conjunto da personalidade. É ele que permite avaliar as varias possibilidades que se oferecem à nossa escolha, discernindo aquelas que levam à vida verdadeira. É por isso que o conhecimento não pode deter-se a si mesmo. Sua vocação é abrir caminhos para novos conhecimentos, na criatividade, e, mais ainda, para o agir consciente e eficaz no plano individual e comunitário.

 

O INTEFISA, no diálogo com as correntes de pensamento, quer refletir nos graves problemas com que se deparam hoje a Igreja e a sociedade. No contexto de uma cultura que perdeu seu norte e tende a dissolver o humano na banalidade do imediato, trata-se de propor os valores constituintes da fé cristã, fundamentado numa autentica transcendência e de traçar as pistas de um projeto evangelizador capaz de atingir, o cerne das aspirações humanas, transfigurando-as à luz do Espírito de Cristo.

 

Ao comemorar 13 anos, nós do INTEFISA, erguemos nossa prece de louvor e gratidão a Deus, fonte de toda verdade e todo bem, suplicando que dirija nossos passos nos caminhos do serviço generoso à Igreja e ao mundo.

 

 

 

OBJETIVOS DO INTEFISA

 

O INTEFISA, como instituição católica, que opera fundamentalmente nas áreas de Filosofia e Teologia, tem como finalidade o diálogo entre a fé cristã e a cultura contemporânea, em todas as suas dimensões, na perspectiva da unidade entre serviço da fé e promoção da justiça, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Para a realização desse objetivo o INTEFISA pretende:

 

Promover e cultivar a investigação científica em filosofia, teologia e áreas afins, á luz de um humanismo solidário, condizente com o espírito evangélico, a fim de esclarecer o sentido da existência humana pessoal e social, em busca de soluções para os problemas gerados pelas transformações da sociedade, da ciência e da cultura; proporcionar aos seus estudantes uma sólida formação filosófica e teológica, em consonância com as orientações da Igreja Católica, em vista do desenvolvimento integral da personalidade, da assimilação pessoal da experiência cristã e da capacitação para o serviço à sociedade e a comunidade eclesial.

 

Tem em vista a formação dos ministros da Igreja, agentes de pastoral e cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de situar-se criticamente ante a realidade sócio-cultural.

 

 

 

DADOS HISTÓRICOS

 

Instituto de Filosofia e Teologia São Francisco e Santa Clara de Assis (INTEFISA), é a denominação do Centro de Estudos da Comunidade Missionária Providencia Santíssima, em Mococa, como instituição de ensino superior, credenciada eclesiasticamente, pela Diocese de São João da Boa Vista.

 

O INTEFISA é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela Comunidade Missionária Providência Santíssima e autorizado a conceder títulos acadêmicos em nome da Diocese de São João da Boa Vista. O curso de Filosofia foi autorizado pelo então Bispo diocesano Dom Davi Dias Pimentel em 18 de Janeiro de 2002 e o de Teologia em 19 de outubro de 2002 na cidade de Mococa (SP), formando um centro único de formação e estudos para os missionários e missionárias de todo Brasil, aberto para os Voluntários das Vocações e Voluntários das Comunicações, Casais e Juventude da CMPS de todo país, aberto também para os estudantes do clero diocesano, de congregações religiosas e leigos de ambos os sexos com a devida indicação dos Párocos ou Superiores responsáveis.

 

A Direção Geral desde a fundação até os dias atuais esta sob os cuidados da Ir. Zélia Maria Pereira,mps, entretanto vários irmãos já contribuirão na Direção de Ensino, de 2002 a 2003 foi o Pe. Pedro Donizeti de Campos,mps; de 2004 a 2006 foi Pe. André Luiz Candioto,mps; de 2007 a 2011 o Pe. Cássio de Almeida Clementino, mps;de 2011 a 2015 a Ir. Lucineide Landim dos Passos,mps; no ano de 2012 o Pe. Maurício Monte da Silva,mps; de 2013 a 2015 Ir. Aldo Henrique Loro,mps;

 

 

 

CARGOS ACADÊMICOS

 

RESPONSÁVEL
Dom Antônio Emidio Villar
Dom David Dias Pimentel

 

REITOR
Mons. Orlando Ap. de Souza Pannacci, mps

 

DIRETORA GERAL
Ir. Zélia Maria Pereira, mps

 

DIRETORA ADMINISTRATIVA
Ir. Lucinéa Maria Ficcoto,mps

 

DIRETOR DE ENSINO
Pe. Cássio de Almeida Clementino, mps

 

COORDENADOR DA TEOLOGIA
Ir. Aldo Henrique Loro,mps

 

COORDENADORA DA FILOSOFIA
Ir. Lucineide Landim dos Passsos,mps

 

AUXILIAR DE COORDENAÇÃO

Ir. Diego Santos de Oliveira, mps

 

 

Comunidade Missionária Providência Santíssima

Copyright © 2017